14 de julho de 2014

A Arrogância do Brasil

Além do vexame nas semi-finais da Copa do Mundo, foi nítida a autossuficiência do comando técnico da seleção brasileira.
Parreira disse antes mesmo da copa começar: "já estamos com uma mão na taça!"
Felipão, por sua vez, também dizia: "tenho a absoluta certeza de que seremos hexa".
Até o ônibus que fazia o translado da seleção era estampado de autoconfiança: "Preparem-se! O hexa está chegando!"
A história da humanidade tem demonstrado que a autossuficiência sempre gera fracassos.
A autossuficiência teve o seu início no céu com o próprio Satanás.
Em seu coração dizia: “Eu subirei ao céu... Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13 e 14).
Spurgeon disse que devemos ter cuidado com nós mesmos, mais do que com qualquer outro homem, pois carregamos dentro de nós os nossos piores inimigos.
O EU tem sido uma das maiores tragédias do coração humano.
A vitória mais importante a ser conquistada é a vitória sobre nós mesmos.
As maiores tentações não estão ao nosso redor, mas estão dentro de nós mesmos!
Deus precisa urgentemente assumir o controle de nossa vida!
Isto requer um relacionamento contínuo com Deus e uma morte diária para as nossas vontades.
O inimigo tem avacalhado com a vida de muitas pessoas, colocando em suas mentes a falsa ideia de um poder que elas não possuem.
Muitos se sentem como verdadeiros He-mans: “Eu tenho a força!”
Nosso EU é tão sutil que raramente percebemos a sua presença!
Ai de nós! Nosso coração é nosso maior inimigo!
Nós não podemos confiar em nós mesmos, porque a Bíblia nos diz que nosso coração é enganoso e nem nós mesmos não o podemos conhecer (ver Jeremias 17:9).
Uma história muito significativa na Bíblia é a de Nabucodonosor que foi chamado de “Rei dos Reis” (ver Ezequiel 26:7).
Exaltado ao pináculo da autossuficiência, jamais atribuiu a Deus o seu sucesso.
Não havia lugar para Deus em seu reino.
Dizia: “Não é esta a grande Babilônia que edifiquei com a força do meu poder e para a glória de minha magnificência?” (Daniel 4:30).
Deus usou Daniel para advertir sabiamente aquele rei, mas Nabucodonosor não quis ouvir.
Somos inclinados a ter uma espécie de “audição seletiva”.
Nabucodonosor construiu uma imagem de 30 metros – imagem de seu próprio orgulho.
Deuteronômio 8:17 diz assim: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.
Quem é você sem Deus?
Provérbios 16:5 diz: "Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune".
Nabucodonosor só aprendeu a lição da humildade quando pastou como animal no campo, comendo grama, tomando sol forte e sereno no lombo, tendo unhas de feras durante sete anos (ver Daniel 4:15, 16, 28).
Nunca nos esqueçamos do fato de que a soberba abate, mas a humildade enobrece!
Quando exercitamos a humildade chegamos mais perto do coração de Deus.
Deus quer nos advertir agora.
Não precisamos passar pela experiência de Nabucodonosor.
Não precisamos mergulhar nas águas sujas do Jordão para quebrar o orgulho como Naamã!
Não precisamos enfiar o rosto na terra, como Saulo, para sermos submissos aos propósitos de Deus!
Não precisamos ser engolidos por um peixe, como Jonas, para acabar com a nossa teimosia!
“Se dependermos meramente de que a sabedoria humana nos guie, encontrar-nos-emos do lado que perde” (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 486).
Isaías 2:22 é um verso muito forte: "Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz".
Fuja dos seres humanos prepotentes. Estes são mortais e suas vidas não valem nada!
“Satanás exulta quando os homens olham para o homem e nele põem a sua confiança. Aquele que é alvo dessa confiança indébita expõe-se a fortes tentações” (Iden, p. 498).
Ao permitirmos que o nosso EU sobreviva e controle a nossa vida, estamos nos suicidando.
O EU arruína a nossa vida e a alegria dos que nos cercam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário