3 de agosto de 2024

Reavivados para a segunda vinda de Cristo

Reavivamento e santificação são temas essenciais na vida cristã.
Se cremos na iminente volta de Cristo, necessitamos de um reavivamento espiritual para a preparação adequada para esse grandioso evento.

O Que é Reavivamento
Reavivamento é um despertamento espiritual, uma renovação do fervor e do compromisso com Deus, uma restauração do relacionamento íntimo com Cristo.
É um retorno ao primeiro amor e à aplicação do “assim diz o Senhor” na vida cotidiana.
Reavivamento é “uma renovação das bênçãos de Deus, uma receptividade mais profunda de Sua verdade e uma consciência mais clara de Sua vontade” (O Grande Conflito, p. 469).

A Necessidade do Reavivamento
Precisamos do reavivamento porque vivemos o momento mais crítico da história.
A maldade e a corrupção estão se intensificando.
A fé está em declínio, o amor está esfriando e o pecado cada vez mais audacioso.
As forças das trevas exercem uma influência intensa na sociedade, algo profetizado pelo profeta Isaías: “as trevas cobrem a terra, e a escuridão envolve os povos” (Is 60:2).
Quando vemos a condição humana e do mundo em que vivemos, percebemos quão necessário se faz o reavivamento espiritual de cada crente.
Vivemos em um mundo frio... Pior ainda, vivemos em igrejas frias.
Na carta à igreja de Sardes, Jesus declara dramaticamente: “Conheço as obras que você realiza, que você tem fama de estar vivo, mas está morto” (Ap 3:1).
Parafraseando: “As pessoas olham pra você e ficam impressionadas. Queriam ser o que você aparenta ser, mas eu conheço as tuas obras. Mais que isso, Eu sei como você é por dentro. Você não me engana. Eu sei o que está por trás da máscara. Você é como um corpo sem vida. A vitalidade que aparenta ter é apenas superficial. Você é só uma casca!”
Deus prefere um defunto de verdade do que um enganador usando máscara de convertido.
Precisamos de um reavivamento para que a nossa experiência cristã seja genuína.
Precisamos do reavivamento porque a nossa missão ainda não está completa.
A pregação do evangelho é o último sinal a ser cumprido para que Jesus volte (Mt 24:14).
O reavivamento é essencial para a missão de proclamar a mensagem do advento ao mundo.
Precisamos apresentar “as Três Mensagens Angélicas” à humanidade.
Necessitamos estar prontos para o aparecimento de nosso Salvador.
O Espírito Santo nos capacita a ser testemunhas eficazes do evangelho e a compartilhar o amor de Cristo com a humanidade, ao passo que nos preparamos para a volta de Jesus (At 1:8).

A Natureza do Reavivamento
O reavivamento não é um movimento emocional temporário, mas um processo contínuo de crescimento espiritual e transformação.
Esse despertamento tem raízes no arrependimento sincero que gera uma profunda reflexão sobre o próprio pecado, uma confissão genuína e um desejo de transformação interior.
É uma obra do Espírito Santo no coração do crente à medida que este ora, estuda a Bíblia e se entrega completamente a Deus.
Embora seja uma experiência pessoal, o reavivamento também impacta a vida da igreja, uma vez que valorizaremos mais a comunhão da igreja e seus cultos de adoração e estudo da Bíblia.
A igreja é um corpo unido em Cristo que se transforma quando os crentes congregam em busca da presença e orientação divinas.

O Reavivamento Conduz à Santificação
O reavivamento produz a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12:14).
Santificar-se significa consagrar-se, colocar-se à parte.
A santificação é uma experiência pessoal, mas também coletiva.
Quando o povo de Israel estava nos limites da Terra Prometida, a ordem de Deus era para que sacerdotes, levitas, homens, mulheres e crianças se santificassem (Js 3:5).
Todos deveriam buscar a consagração como seu maior tesouro.
Devemos ansiar por Deus mais que Suas bênçãos e a semelhança com Cristo mais que o sucesso.
Deus não necessariamente escolhe os talentos grandiosos, mas os vasos limpos.
Precisamos da santificação para sermos usados como instrumentos do Senhor.
Santificação também não diz respeito a práticas específicas, mas é a disposição do coração em ser humilde e pequeno diante de Deus, ciente da fraqueza e confiante na bondade e poder do Pai.
A vitória de Israel sobre os inimigos não decorria de seus esforços, mas da intervenção divina.
Ao povo cabia somente a santificação do Seu povo como etapa preliminar.
É a consagração que pavimenta o caminho para os milagres do Céu.
Para vermos as poderosas manifestações de Deus, devemos buscar a santificação da vida hoje.
Não podemos adiar, embora a santificação seja um processo que se estende por toda a nossa vida terrena, ela precisa começar agora.
Hoje é o dia de nos consagrarmos a Deus.
Hoje é o tempo de colocar tudo sobre o altar e voltarmos para o Senhor de todo o nosso coração.
Devemos entregar fielmente ao Senhor nosso tempo, corpo, talentos e recursos financeiros, para que o propósito celestial se concretize em nossa vida.
Deus não tem netos, por isso santidade não se herda, nem existem atalhos que nos levem a ela.
Alguém disse que devemos estar tão envolvidos com o Céu a ponto de sermos totalmente inúteis na terra e este é um desafio que a presente geração raramente encara.
A verdade nua e crua é que corremos o risco de estar tão envolvidos com a terra que não tenhamos nenhuma utilidade para o Reino Celestial.
Como afirmou A. Tozer: “santos sem santidade são a tragédia do cristianismo”.
Temos igrejas mais preocupadas com ar-condicionado do que se condicionar para a eternidade.
Se fôssemos ineficientes no cuidado de nossos interesses materiais como o somos nas questões espirituais, estaríamos mendigando.

A Santificação é Resultado da Salvação
A boa notícia é que a santidade é consequência natural de nosso relacionamento com o Senhor.
Não progredimos rumo à santidade, mas sim crescemos em santidade.
A mulher adúltera primeiro encontrou Jesus e então a sua vida foi transformada (Jo 8:11).
Zaqueu primeiro se aproximou de Jesus e, consequentemente, sua vida foi alterada (Lc 19:8 e 9).
A samaritana primeiro foi acolhida por Cristo e depois sua vida sofreu uma reviravolta (Jo 4:39).
A vida com Cristo resulta no contínuo crescimento de nossa fé.
Aqueles que abraçam firmemente o propósito de consagrar sua vida a Deus, permanecendo em Sua presença, dedicando-se à oração fervorosa, meditando diariamente em Sua Palavra, renunciando ao pecado e se empenhando na missão, perceberão que Deus não apenas estabelece nossos limites, mas também nos liberta de nossas limitações.

Conclusão
Reavivamento e santificação são elementos fundamentais no preparo para a volta de Jesus.
São um chamado à busca intensa por Deus, uma volta à adoração genuína e uma renovação do compromisso com Cristo.
Ofereça sua vida como um sacrifício vivo diante de Deus, buscando diariamente a renovação e a transformação que só Ele pode proporcionar.
Assim poderemos verdadeiramente estar prontos para o retorno de Jesus e representá-Lo adequadamente ao mundo.