17 de maio de 2015

Nosso Maior Inimigo (Parte 3)

Satanás tem bagunçado com a vida de muitas pessoas, colocando em suas mentes a falsa ideia de um poder que elas não possuem.
Muitos se sentem como verdadeiros He-mans: “Eu tenho a força!”
Há um livreto muito apreciado chamado “Minutos de Sabedoria” que prega a ideia de que o ser humano tem uma força descomunal dentro de si mesmo.
Esta é a voz de Satanás na mais nítida de suas formas.
No Éden, Satanás havia dito a Eva: “sereis como Deus” (Gênesis 3:5).
Paulo disse que o verdadeiro poder consiste na fraqueza.
2 Coríntios 12:9 e 10: Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza... Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
Mas o ser humano prefere confiar em si mesmo.
Nosso EU é tão sutil que raramente percebemos a sua presença!
Na Bíblia, Pedro foi alguém que confiou demais em si mesmo (Mateus 26:33 e 35).
Tão facilmente Pedro se esqueceu de que a independência de Deus quase o afogara (Mateus 14:22-33).
Aquele que disse “ainda que seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei” (Marcos 14:31), na hora mais crítica da prova falhou.
Ai de nós! Nosso coração é nosso maior inimigo!
Nós não podemos confiar em nós mesmos, porque a Bíblia nos diz que nosso coração é enganoso e nem nós mesmos não o podemos conhecer (Jeremias 17:9).
Outra história significativa é a de Nabucodonosor que 500 anos antes de Pedro foi chamado de “Rei dos Reis” (Ezequiel 26:7).
Exaltado ao pináculo da autossuficiência, jamais atribuiu a Deus o seu sucesso.
Não havia lugar para Deus em seu reino.
Dizia: “Não é esta a grande Babilônia que edifiquei com a força do meu poder e para a glória de minha magnificência?” (Daniel 4:30).
O homem está naturalmente disposto a coroar a qualquer coisa, menos a Cristo.
Deus usou Daniel para advertir sabiamente aquele rei, mas Nabucodonosor não quis ouvir.
Somos inclinados a ter uma espécie de “audição seletiva”...
Nabucodonosor construiu uma imagem de 30 metros – imagem de seu próprio orgulho.
Deuteronômio 8:17 diz: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.
Quem é você sem Deus?
Provérbios 16:5 diz: “Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune”.
Nabucodonosor só aprendeu a lição da humildade quando pastou como animal no campo, comendo grama, tomando sol forte e sereno no lombo, tendo unhas de feras durante sete anos (Daniel 4:15, 16, 28).
Nunca nos esqueçamos do fato de que a soberba abate, mas a humildade enobrece!
Quando exercitamos a humildade chegamos mais perto do coração de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário